A dinâmica de uma Pandemia: O que mudou no SARS-CoV-2 e em Nós?

DAVID SOEIRO BARBOSA

Professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais na área de epidemiologia/saúde pública no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFMG). Fez graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão, mestrado e doutorado em Ciências (Epidemiologia em Saúde Pública) na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro).

FERNANDA ESTHEFANE GARRIDES OLIVEIRA

Doutoranda em Epidemiologia em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ). Mestra em Saúde Pública com área de concentração em Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui bacharelado em Gestão de Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem da UFMG.

LIDYANE DO VALLE CAMELO

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). Mestrado (2012) e Doutorado (2014) em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG com período sanduíche no Department of Social and Behavioral Sciences na Harvard School of Public Health (2014). Pós-doutorado em Saúde Pública pela UFMG (2017). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG.

LUIZ EDUARDO VIEIRA DEL BEM

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2005), Mestrado (2008) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e pós-doutorado na área de genômica, expressão gênica e evolução pela Harvard University – TH Chan School of Public Health (2016). Atualmente é Professor Adjunto de Genômica Evolutiva no Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Assuntos:

• Fundamentos bioquímicos, epidemiológicos e computacionais?
  • Como fazer análise genôma do SARS-CoV-2?

Você vai entender como a saúde humana, animal e ambiental se relacionam, como as desigualdades sociais e sanitárias influenciam a dinâmica de uma epidemia e os determinantes que fazem alguns grupos adoecerem e morrerem mais que outros..