Bioengenharia e Células-tronco: Como imprimir um cérebro em 3D?

BRUNA DA SILVEIRA PAULSEN

Bruna Paulsen é pós-doutorado na Universidade de Harvard e usa células-tronco para gerar modelos do cérebro humano e estudar quais são as alterações do desenvolvimento que levam ao autismo. Além de fazer ciência, Bruna também é apaixonada por divulgar ciência e inspirar a nova geração de cientistas. Em 2017, com um grupo de amigos, Bruna fundou o Clubes de Ciencias Brasil e hoje também é uma das diretoras do Science Clubs International.

PABLO LEAL CARDOZO

Pablo Cardozo é biólogo e mestre m Bioquímica e Imuologia. Atualmente, Pablo faz seu doutorado na mesma área na UFMG, onde utiliza células-tronco para entender melhor como células de glia (as células do sistema nervoso que não são neurônios) estão envolvidas no desenvolvimento da esquizofrenia. Atualmene, ele se encontra na Yale University, tendo recebido o prêmio da Comissão Fulbright para fazer seu doutorado sanduíche nesta instituição.

MÔNICA MITIKO SOARES MATSUMOTO

Graduada em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo mesmo instituto. Concluiu o doutorado em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), programa de Cargiologia. Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade da Pensilvânica (UPenn), no Departamento de Radiologia. Desenvolveu algoritmos de processamento de imagens e sinais, simulações e reconhecimento de padrões para imagens médicas, além de um sistema óptico e aplicativo para soluções em teste de visão. Atualmente, é professora de Engenharia Biomédica na Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA.

JOÃO HENRIQUE LOPES

Cientista e professor no Departamento de Química do ITA (Istituto Tecnológico de Aeronáutica). Graduado em química, se especializou em biomateriais e processos de biomineralização durante seu PhD realizado na UNICAMP e McGill University – Canadá. Idealizador do Biomateriais & Biointerface Laboratory (BBLab) e do Laboratório de Engenharia de Tecidos e Bioimpressão (LETBip), onde desenvolve pesquisas em biomateriais para aplicação em medicina regenerativa, enngenharia tecidual e terapias avançadas para diversas engermidades.

THIAGO ARZUA

Atualmente candidato para um PhD em Neurociências na Medical College of Wisconsin. Antes disso, Thiago Arzua completou o bacharelado em Química na University of South Florida. Sua pesquisa foca em organóides cerebrais derivados de células-tronco humanas e modelagem de doenças – mais especificamente Transtornos Fetais do Espectro Alcoólatra. é o autor de 7 artigos publicados com mais dois sendo revisados. O laboratório em que faz parte trabalha com tecnologias de ponta, como sequenciamento de RNA de células-únicas e edição genética com CRISPR-Cas9. Fora do laboratório, é um autor freelancer sobre assuntos relacionados ao cérebro.

Assuntos:

• Como um cérebro é formado?
  • Quais células compôem o cérebro?
  • Como desvios nos padrões de desenvolvimento do cérebro humano podem levar a sério problemas?

Você também vai entender sobre a técnica revolucionária que permitiu que células-tronco fossem produzidas a partir de células da pele de uma pessoa e como isso é usado para que possamos entender o cérebro e os nervos periféricos do corpo humano.