CLUBES DE CIÊNCIAS

O Clubes de Ciência (CdeC) é uma organização que visa despertar e desenvolver o interesse científico em jovens, através de oficinas e mentoria gratuitas oferecidas por pesquisadores das melhores universidades do mundo.

O CdeC foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de “expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e oferecer mentoria às futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica”. Em um ano, o projeto expandiu para Colômbia e Bolívia, tendo treinado 4.500 estudantes. Em 2017, como parte do projeto de expansão, o Clubes de Ciência chegou ao Brasil, Paraguai e Peru e espera-se incorporar mais 5 países e 40.000 estudantes até 2020.

CLUBES DE CIÊNCIAS BRASIL

Em Julho de 2017, aconteceu a primeira edição do CdeC Brasil no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais para 80 estudantes dos dois últimos anos do ensino médio e dos dois primeiros anos da graduação.

Ao todo, os oitenta alunos foram divididos em quatro oficinas de quarenta horas e aprenderam, de forma prática e interativa, com instrutores, professores e cientistas, temas como células-tronco, edição genômica, epidemiologia, empreendedorismo científico e inovação. Cada clube cumpriu um desafio, supervisionado por pesquisadores de universidades de destaque, como Harvard e UFMG. Os estudantes foram desafiados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração, características essenciais ao líder do século XXI.

Os estudantes selecionados representaram a diversidade, qualidade e o interesse do estudante brasileiro por Ciência: vieram das cinco regiões do país, além do Distrito Federal; cerca de quarenta por cento dos alunos eram provenientes de instituições de ensino públicas e cerca de sessenta por cento identificaram-se ser do gênero feminino.

Em 2018, o Clubes de Ciência Brasil passou por sua primeira expansão, ampliando o número de clubes para 5 e o número de estudantes para 100. Repetindo o sucesso da edição anterior, o CdeC 2018 também foi realizado na UFMG em Belo Horizonte e contou com os clubes de Astrobiologia, Ciência empreendedora, Epidemiologia, Genômica e Nanotecnologia para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Já na edição de 2019, o CdeC Brasil deu o primeiro passo para a ampliação do número de sedes, tendo o Rio de Janeiro como sede pela primeira vez. Foram 5 clubes realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contando com um total de 100 alunos, que tiveram a oportunidade de aprender sobre Genômica, Astrobiologia, Epidemiologia, Paleontologia e o uso de ambiente virtual para descobrir novos fármacos.

Devido a pandemia da Covid-19, o CdeC 2020 foi realizado de modo totalmente virtual. A grande vantagem deste formato foi a possibilidade de que alunos de qualquer lugar do país puderam participar do CdeC sem sair de casa! Além disso, este ano de 2021, o Clubes de Ciência Brasil passará por sua primeira grande expansão, passando a contar com 10 clubes e 200 estudantes. Acompanhe nossas redes sociais para saber quais clubes serão ofertados este ano!

Nossa equipe busca desenvolver competências e formar novas parcerias que possibilitem continuar expandindo o projeto com a certeza de que é possível fazer Ciência de alta qualidade em nosso país, por meio da criação de redes de colaboração entre estudantes, professores de ensino médio, universidades e de cientistas brasileiros de centros de excelência mundiais.

Para mais informações:

Contato: clubesdeciencia.br@gmail.com

Siga-nos nas nossas redes sociais: