Perguntas Frequentes

Clubes de Ciência é uma iniciativa de vários(as) pesquisadores(as) e estudantes latino-americanos(as) em universidades de excelência nos Estados Unidos da América (EUA). Todos(as) contribuem para o projeto em seu tempo livre à procura de recursos financeiros, elaboração e divulgação do programa, seleção de alunos(as) e estabelecendo colaborações com pesquisadores(as) e instituições no Brasil.

É natural que o nosso modelo atual tenha limitações e estamos aprendendo com ele todos os dias. No entanto, estamos nos dedicando ao máximo para tornar o projeto um sucesso! A seguir, você encontrará respostas para algumas perguntas que os(as) jovens estudantes nos fazem frequentemente.

Somos uma organização não-governamental cuja missão é ampliar o acesso à educação científica de alta qualidade, inspirar e orientar os(as) jovens do Brasil para se tornarem a próxima geração de cientistas e inovadores do país.

Um “clube” é uma oficina aplicada e única, onde você pode aprender sobre ciência e tecnologia para além dos aspectos teóricos, com observações, atividades práticas, experimentos e demonstrações feitas por você mesmo(a). Os instrutores e as instrutoras do Clubes de Ciência Brasil organizam e oferecem “clubes” combinando seus conhecimentos e habilidades com o entusiasmo dos(as) estudantes. Nas edições anteriores, os “clubes” aconteceram no espaço das universidades, onde os(as) jovens puderam conhecer e trabalhar nos laboratórios e ambientes de pesquisa. A edição de 2020, diante da crise sanitária instaurada pelo novo coronavírus, foi totalmente remota com “clubes” em ambiente virtual, assim como será a de 2021.

Nas edições dos anos de 2017 a 2019, os(as) jovens participaram de uma semana presencial em uma instituição de ensino e pesquisa com cursos gratuitos, intensivos e práticos, além de atividades dinâmicas para imersão em pesquisa científica. No ano de 2020, a pandemia do novo Coronavírus modificou a maneira como pessoas de todas as sociedades se reúnem e realizam eventos e diante deste cenário, a edição de 2020 foi realizada remotamente. Visando seguir as recomendações científicas e sanitárias de contenção da pandemia, a edição do Clubes de Ciência Brasil 2021 também acontecerá de forma remota, com atividades síncronas e assíncronas.

É preciso fazer a inscrição no período correto e aguardar o resultado! As inscrições podem ser feitas por estudantes de todo o país que estão no Ensino Médio ou no início da graduação até o quarto período da faculdade.

Será necessário ter em casa algum dispositivo tecnológico com acesso à internet (computador desktop, notebook, tablet etc) para acompanhar as transmissões, atividades, realizar práticas e executar tarefas. A edição virtual de 2020 ofereceu a oportunidade de aumentar ainda mais nosso alcance nacional, pois ainda mais jovens puderam participar, especialmente aqueles que estavam distantes fisicamente das instituições de ciência e tecnologia e aqueles que apresentavam orçamento limitado para viagens e acomodações. Nossa edição de 2021 seguirá o mesmo modelo!

O Clubes de Ciência Brasil é um evento completamente gratuito!  E na edição deste ano, que ocorrerá virtualmente, você participará da sua casa! É necessário, entretanto, que você tenha em mãos um dispositivo tecnológico com acesso à internet (computador desktop, notebook, tablet etc) para acompanhar as transmissões, interagir com outros(as) estudantes e equipe de instrutores, participar do ambiente virtual do seu clube, com atividades síncronas e assíncronas. Infelizmente, a organização do Clubes de Ciência Brasil não poderá prover auxílio para estudantes sem dispositivo tecnológico e/ou acesso à internet. 

Qualquer pessoa que esteja regularmente matriculada e frequente às aulas no Ensino Médio ou nos dois primeiros anos da graduação pode se inscrever para o Clubes de Ciência Brasil. Fique atento(a), pois as inscrições possuem período definido e serão previamente divulgadas em nossas redes sociais: Facebook (Clubes de Ciência Brasil), Instagram (@clubesdecienciabrasil) e Twitter (@CdeCBrasil).

Fique atento(a) ao período de inscrição! Depois de se inscrever e responder a todas as perguntas do formulário de inscrição, será avaliado(a) pela equipe do Clubes de Ciência Brasil. Posteriormente, você conseguirá visualizar o resultado final na página. Pelo volume de avaliações realizadas, nós não daremos feedback individual das avaliações e/ou da classificação individual dos(as) estudantes. Todas as avaliações são finais!

Se você tem interesse em questões científicas, é criativo(a) e curioso(a) para entender os fenômenos em seu ambiente e deseja aprender com pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e de outros países, o Clubes de Ciência foi feito para você!

Quando você preencher o seu formulário de inscrição, poderá escolher 2 opções de clubes de acordo com a sua preferência. Caso não seja selecionado(a) para o seu clube favorito, ainda poderá ser selecionado(a) para a segunda opção. No final, você participará de apenas um clube e uma vez selecionado(a) para um clube, você não poderá mudar de opção. O limite de vagas por clube é de 20 estudantes. Se você for selecionado(a) e confirmar a sua participação, pedimos que se comprometa ao máximo com a programação do Clubes de Ciência Brasil. Caso seja necessário desistir da sua participação no CdeC, pedimos que entrem em contato conosco imediatamente para que outra pessoa tenha a oportunidade de participar, seja pelo e-mail ou nossas redes sociais.

O preenchimento de sua informação demográfica nos ajuda a entender a evolução do Clubes de Ciência Brasil como organização e é completamente independente do processo de seleção. A parte fundamental de sua aplicação são as perguntas finais, nas quais avaliaremos a sua criatividade e entusiasmo para fazer ciência. Queremos saber como você estrutura suas respostas e como funciona o seu pensamento crítico. A avaliação será feita de forma “cega”, não levando em conta se você vem de escola pública ou privada, se o seu nível de inglês é bom ou não, suas qualificações ou experiências anteriores com temas da ciência e tecnologia ou sobre as temáticas dos nossos clubes. Buscamos equidade de gênero e étnico-racial. Os clubes são organizados visando um ambiente de diversidade, colaboração e parceria entre instrutores, estudantes, organizadores e colaboradores do projeto. Portanto, busque mostrar criatividade e curiosidade em suas respostas!

1. Faça o seu registro (clique aqui).

2. Preencha 100% do seu perfil (isso é essencial para dar continuidade ao processo).

3. Preencha o formulário de inscrição até o fim.

4. Envie o formulário completo.

5. Espere até a divulgação do resultado final!

PS: Nós não avaliamos a velocidade do preenchimento das inscrições, mas sim a qualidade das suas respostas. Portanto, reserve um tempo para preencher as perguntas do formulário e, por isso, não recomendamos que as inscrições sejam feitas por celular.

Não temos uma idade definida, nossos(as) alunos(as) estão geralmente na faixa etária de 15 a 22 anos. No entanto, é importante que você esteja regularmente matriculado no Ensino Médio ou nos dois primeiros anos da graduação.

O Clubes de Ciência Brasil aceita exclusivamente a inscrição de alunos(as) matriculados(as) no Ensino Médio ou nos dois primeiros anos da graduação. Será solicitada a documentação acadêmica comprobatória para os(as) alunos(as) selecionados(as). Entretanto, aqueles(as) candidatos(as) que não forem selecionados(as) para os clubes temáticos, bem como qualquer pessoa que tenha interesse, poderão acompanhar algumas transmissões que serão realizadas em nosso canal no YouTube (Clubes de Ciência Brasil).

Estamos sempre à procura de voluntários(as) locais para fornecerem apoio na organização. Estamos também à procura de patrocinadores para admitirmos mais estudantes no programa e instrutores de todas as regiões do mundo. Se você está interessado em ser voluntário ou patrocinador, por favor entre em contato pelo endereço clubesdeciencia.br@gmail.com ou pelas nossas redes sociais: Facebook (Clubes de Ciência Brasil), Instagram (@clubesdecienciabrasil), Twitter (@CdeCBrasil) e em nosso canal no YouTube (Clubes de Ciência Brasil).

Agradecemos seu interesse no Clubes de Ciência Brasil! Estamos sempre agregando novos parceiros nesta iniciativa. A edição de 2021 será virtual, mas se a sua instituição deseja hospedar o Clubes de Ciência Brasil futuramente, pedimos que você nos envie um plano de implementação detalhado, sustentabilidade econômica e administrativa para nossa análise. Você pode enviar esta proposta para o endereço clubesdeciencia.br@gmail.com.

Agradecemos seu interesse no Clubes de Ciência Brasil! Como um membro da imprensa, você é um dos principais contribuintes para o sucesso deste programa. Por favor, não hesite em entrar em contato pelo endereço clubesdeciencia.br@gmail.com ou pelas nossas redes sociais: Facebook (Clubes de Ciência Brasil), Instagram (@clubesdecienciabrasil), Twitter (@CdeCBrasil) e em nosso canal no YouTube (Clubes de Ciência Brasil).